Um redemoinho com cerca de 30 metros de altura chamou a atenção de moradores de Brejo Bonito, povoado de Bom Jesus de Goiás, na região sul do estado. O representante comercial Elton José, de 45 anos, trabalhava no local quando filmou o fenômeno.
“Eu nunca tinha visto nada parecido e naquela proporção. O pessoal ficou assustado com a força e tinha gente até correndo”, diz Elton.
Elton conta que registou o redemoinho por volta de 13h, nesta segunda-feira (31). Apesar de ninguém ficar ferido, ele diz que teve medo que a região urbana do povoado fosse atingida. “Foi Deus que não deixou ir até a cidade, já pensou nos estragos?”, pondera.
Gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim explica que nesta época do ano é comum a formação de redemoinhos em Goiás. “A terra está exposta, e as condições do tempo, temperatura elevada e umidade baixa, propiciam a ocorrência desse fenômeno”, esclarece.
André completa que redemoinhos deste tipo podem chegar a 40 metros de altura. Ele alerta sobre os riscos à população.
“O redemoinho começa a formar e logo perde a intensidade. Não levanta gente, mas pode danificar telhas ou derrubar outdoors. Ele gera velocidade, mas um ou dois minutos depois, morre”, detalha.
De acordo com o representante comercial que filmou, o redemoinho em Brejo Bonito durou cerca de 2 minutos, mas afetou a rede elétrica do povoado. Em nota, a Enel aponta que um cabo partido ocasionou o problema na região e diz que, até as 18h15, equipes estavam trabalhando para concluir os reparos o mais breve possível.
Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 23° Máx. 33°
Tempo limpoMín. 22° Máx. 31°
Chuva