O governador Ronaldo Caiado apresenta nesta quarta-feira (26), às 10h, durante coletiva de imprensa, as principais medidas a serem adotadas para enfrentamento da estiagem deste ano, nas bacias hidrográficas do Rio Meia Ponte, na Grande Goiânia, e do Ribeirão Piancó, no município de Anápolis. O evento será realizado no Salão Dona Gercina Borges do Palácio das Esmeraldas e contará com a presença da secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis.
O decreto que regulamente as ações adotadas pelo Governo de Goiás passará a vigorar até o fim do período de seca e, consequente, retorno das chuvas. O objetivo é garantir o uso prioritário da água para os usuários.
Com a medida, a captação de água nessas bacias poderá ser restringida para atividade agropecuária, industrial, comercial, de lazer e outros usos, de modo a priorizar o consumo humano e a dessedentação de animais.
Para que as ações de prevenção sejam cumpridas, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) intensificará o trabalho de fiscalização nas bacias para que haja o cumprimento das medidas restritivas ou de suspensão sobre o uso de água e, mediante constatação de irregularidades, aplicar as sanções legais.
Durante a vigência do risco de emergência hídrica, o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) vai operacionalizar e se responsabilizar pela divulgação de informações técnicas relevantes para gestão da crise hídrica. O Centro produzirá informações acerca das vazões nos pontos de controle e níveis de criticidade, por meio da Sala de Situação de Monitoramento de Riscos e Desastres Naturais.
Serviço:
Assunto: Governador Ronaldo Caiado apresenta medidas para garantir segurança hídrica durante estiagem
Quando: Quarta-feira, (26/05), às 10h
Onde: Salão Dona Gercina Borges, Palácio das Esmeraldas, Praça Cívica, Setor Central, Goiânia (GO)
HORÁRIO ELEITORAL TSE reconhece falha técnica em áudio de propaganda de Flávio Bolsonaro na TV
ELEIÇÕES 2026 Flávio Bolsonaro tem 53% e Lula 47% em simulação de segundo turno, aponta PoderData
ELEIÇÕES 2026 Aliança entre Daniel Vilela, Caiado e Flávio Bolsonaro unifica a direita em Goiás para o 2º turno
CRIME ELEITORAL Eleitor grava o próprio voto no momento da urna, posta em rede social e é localizado pela PM
ELEIÇÕES 2026 Propaganda eleitoral no rádio e na TV do 1º turno termina em 1º de outubro
DIREITO DO ELEITOR A partir desta terça-feira (29), eleitores não podem ser presos; confira as exceções Mín. 18° Máx. 23°
Mín. 19° Máx. 27°
ChuvaMín. 16° Máx. 24°
Chuva
Concursos e Emprego Concursos GO 2026: vagas abertas e previstas em Goiás
Bastidores da Política Combustíveis: Petrobras nega defasagem nos preços e reforça sua política de reajustes
Tecnologia e Games Jogos do PS Plus Essential de abril são revelados! Confira a lista completa
'Fui um babaca', diz Arthur sobre querer conhecer amigas de Viih Tube