O Governo de Goiás iniciou mais uma etapa no processo de aperfeiçoamento dos atendimentos aos cidadãos com o início de reformas de mais cinco unidades do Vapt Vupt, localizadas em Anápolis (Anashopping), Formosa, Morrinhos, Itauçu e Santo Antônio do Descoberto. Além dessas, no fim de abril, a agência de Goianira foi entregue pelo governador Ronaldo Caiado totalmente revitalizada. O investimento da Secretaria da Administração (Sead) é de R$ 464 mil e visa oferecer mais conforto e segurança aos usuários do programa.
As mudanças de localidade das agências do Garavelo, em Aparecida de Goiânia, de Mozarlândia e de Palmeiras de Goiás também indicam o constante esforço do Governo de Goiás para disponibilizar aos usuários ambientes mais adequados para a realização dos atendimentos. Na unidade localizada na região metropolitana, por exemplo, além de ter melhor estrutura física para os cidadãos, o novo endereço gerou economia aos cofres públicos superior a R$ 400 mil por ano com redução de despesas.
O secretário da Administração, Bruno D’Abadia, reitera que o processo de transformação dos serviços públicos compreende várias frentes de atuação, o que só é possível em decorrência da gestão responsável da Sead. “Com o controle de gastos e redução de despesas, temos viabilizado investimentos em áreas que estavam abandonadas. Estamos revolucionando os serviços, processo que inclui modernização dos canais, capacitação dos servidores e mais conforto na estrutura das unidades de atendimento. O olhar sensível da administração está voltado para os principais atores do programa: cidadão e servidor”, pontua o titular da Sead.
Além das intervenções físicas nas agências do Vapt Vupt, o recente lançamento do Expresso, programa de oferta digital de serviços públicos, também é citado pelo secretário como avanço nas entregas que o Estado faz aos cidadãos. “O foco é conferir mais rapidez, modernidade e menos burocracia nos atendimentos. Economia de tempo e de recursos, o que eleva a qualidade de vida dos goianos e torna o Estado mais próspero para as futuras gerações”, pontua Bruno D’Abadia ao falar da nova ferramenta, que tem aproximadamente 70 serviços virtuais já disponíveis.
Os cidadãos goianos podem, agora, escolher entre o atendimento pela nova plataforma, no site do Expresso ou por aplicativo de celular, e a prestação de serviços presencial, em agências cada vez mais adequadas para bem recebê-los. Os reparos nas unidades do Vapt Vupt duram aproximadamente dois meses e os atendimentos e entrega de documentos são transferidos para outros órgãos públicos localizados no município, evitando a interrupção total dos serviços durante o procedimento de reforma. Até o fim de 2021, outras 15 agências devem passar por obras.
Qualificação
A qualificação continuada dos servidores que atendem os usuários do Vapt Vupt também compõe a dinâmica de melhoria dos serviços. Em março, durante a paralisação das atividades presenciais por causa da pandemia de covid-19, mais de mil servidores realizaram cursos de capacitação que totalizaram mais de 50 horas de aprendizado. As aulas incluíam conteúdos de excelência do atendimento e ética no serviço público.
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