O Ministério Público de Goiás (MP-GO) ofereceu denúncia, nesta quinta-feira (29), contra o técnico em refrigeração Marcos Antônio Costa de Oliveira que furtou 24 frascos da vacina Coronavac, o equivalente a 210 doses, da câmara fria da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) em Goiânia. Os crimes foram cometidos em duas ocasiões, nos dias 17 de março e 7 de abril, quando foi preso tentando vender o imunizante, guardado em um vasilha plástica com gelo, por R$ 500 a dose.
Conforme a denúncia, ao perceber as vacinas no local onde prestava serviço terceirizado de manutenção, o homem resolveu levar quatro frascos com dez doses depois de falar ao funcionário do local que precisava tirar uma foto para comprovar que o serviço tinha sido realizado.
O desaparecimento do imunizante foi percebido pouco tempo depois e foi comunicado à superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, Flúvia Amorim, que formalizou um procedimento relatando o ocorrido.
Mesmo assim, o técnico em refrigeração voltou ao local dias depois afirmando que precisava terminar alguns reparos que ficaram pendentes, mesmo sem ordem de serviço, quando decidiu furtar mais 20 frascos Coronavac, totalizando 200 doses.
A denúncia destaca que as vacinas foram armazenadas em uma residência do Jardim das Oliveiras, em Senador Canedo, no compartimento abaixo do congelador. Para tentar vender o produto, o homem colocou três frascos em uma vasilha plástica com gelo.
De acordo com o relatado, ao ser questionado sobre a origem do produto, o denunciado tentou incriminar um funcionário do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), que chegou a ser levado à delegacia pelos policiais, mas, posteriormente, constatou-se que ele não tinha relação com o furto.
O MP pede a condenação do acusado pelo crime de furto qualificado. O promotor de Justiça Lauro Machado Nogueira, que ofereceu a denúncia, também se manifestou pela manutenção da prisão cautelar diante da gravidade da conduta e para garantia da ordem pública, ponderando ser “incabível a concessão de medidas cautelares diversas da prisão”.
Mín. 16° Máx. 23°
Mín. 15° Máx. 27°
Parcialmente nubladoMín. 18° Máx. 31°
Parcialmente nublado