Quarta, 15 de Julho de 2026 10:59
(64) 99229-6034
Economia AUTOMOTIVO

IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO PARA CARROS ELÉTRICOS SOBE PARA 35% A PARTIR DESTA QUARTA-FEIRA

MEDIDA DO GOVERNO FEDERAL BUSCA ESTIMULAR A PRODUÇÃO NACIONAL DE VEÍCULOS ELETRIFICADOS, ENQUANTO ISENÇÃO PARA KITS DESMONTADOS É PRORROGADA POR MAIS SEIS MESES, COM LIMITE DE US$ 463 MILHÕES.

01/07/2026 12h04
Por: Cristiano Souza
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO PARA CARROS ELÉTRICOS SOBE PARA 35% A PARTIR DESTA QUARTA-FEIRA

A partir desta quarta-feira (1º), o imposto de importação para carros elétricos montados e semidesmontados sobe de 30% para 35%, conforme cronograma definido pelo governo federal em 2023. A medida busca incentivar a produção nacional de veículos eletrificados e reduzir a dependência de importações.

 

O governo também renovou, por seis meses, a isenção para a importação de kits desmontados e semidesmontados (CKD e SKD), limitada a US$ 463 milhões. Acima desse teto, as alíquotas voltam a ser cobradas normalmente.

 

A expectativa é que a mudança tenha impacto sobre montadoras que importam veículos e componentes, enquanto empresas com produção no Brasil podem ser beneficiadas durante a transição para a fabricação nacional.

 

Fonte: Poder360.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
Atualizado às 10h01
15°
Tempo limpo

Mín. 10° Máx. 23°

15° Sensação
4.47 km/h Vento
77% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/07)

Mín. 11° Máx. 28°

Tempo limpo
Sexta (17/07)

Mín. 13° Máx. 25°

Tempo limpo