Terça, 16 de Abril de 2024 17:29
(64) 99229-6034
Anúncio
Saúde Saúde

Jovens que jogam videogame frequentemente são mais rápidos e habilidosos para tomar decisões

Estudo descobriu que os jogos eletrônicos alteram o cérebro de forma benéfica e melhoram o desempenho em determinadas tarefas

19/07/2022 10h58
Por: Cristiano Souza
Jovens que jogam videogame frequentemente são mais rápidos e habilidosos para tomar decisões

Estudo recente realizado por pesquisadores da Georgia Sate University constatou que jovens que jogam videogame frequentemente demonstram habilidades aprimoradas para tomada de decisão e têm um melhor funcionamento em regiões-chave do cérebro quando comparados a não jogadores.

"Os videogames são jogados pela esmagadora maioria de nossos jovens por mais de três horas semanais, mas os efeitos benéficos nas habilidades de tomada de decisão e no cérebro não eram exatamente conhecidos", disse o pesquisador Mukesh Dhamala, em comunicado. 

E acrescentou: "Nosso trabalho fornece algumas respostas sobre isso. Jogar videogame pode efetivamente ser usado para treinamento – por exemplo, de eficiência na tomada de decisão e intervenções terapêuticas –, uma vez que as redes cerebrais relevantes sejam identificadas".

O principal autor do estudo, Tim Jordan, conta que o incentivo para realizar a pesquisa veio de uma situação vivida na infância. Ele tinha visão fraca em um olho e participou de um estudo que o orientou a cobrir o olho bom enquanto jogava videogame para fortalecer a visão do fraco.

Jordan acredita que esse treinamento o ajudou a passar de legalmente cego de um olho para alguém com forte capacidade de processamento visual. A experiência permitiu que ele jogasse lacrosse – esporte coletivo que usa um taco com uma rede na ponta – e paintball e forneceu estímulo e base para o estudo publicado nos últimos dias.

 

 

 

Detalhes do estudo

A pesquisa contou com 47 participantes em idade universitária, 28 deles jogadores regulares de videogame e 19 não jogadores. Os integrantes foram colocados em uma máquina de RMf (ressonância magnética funcional) com um espelho que exibia pontos em movimento. 

Os jovens tiveram de pressionar um botão na mão direita ou na esquerda para indicar a direção em que os pontos estavam se movendo, ou não apertá-los para manifestar que não estavam se deslocando. 

Ao final, os pesquisadores descobriram que os jogadores de videogame foram mais rápidos e precisos em suas respostas. Além do mais, a análise dos exames cerebrais mostrou que essas vantagens estavam associadas a um aumento da atividade em determinadas partes do cérebro. 

“Esses resultados revelam que jogar videogame potencialmente melhora vários dos subprocessos de sensação, percepção e mapeamento para ação para aumentar as habilidades de tomada de decisão”, escreveram os autores em comunicado.

 

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.