A farmacêutica Sinovac espera que "em três meses" tenha pronta uma nova versão da vacina CoronaVac adaptada à variante Ômicron do coronavírus, que deixou o mundo em alerta devido ao alto número de mutações. O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) pelo vice-presidente da empresa chinesa em simpósio organizado pelo Instituto Butantan de São Paulo, produtor do imunizante no Brasil.
"O desenvolvimento da vacina contra a cepa Ômicron será concluído em três meses", com uma capacidade de produção entre "1 bilhão e 1,5 bilhão de doses por ano", disse Yaling Hu, que também faz parte do grupo especializado da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Esse processo para adaptar a droga à nova variante, inicialmente detectada na África do Sul em novembro passado e da qual pouco se sabe, já começou e inclui um plano para avaliar a eficácia por meio de experimentos em laboratório e, em seguida, em humanos de diversas idades, de acordo com o executivo.
"Na primeira avaliação, queremos isolar o vírus e fazer um teste de anticorpos neutralizantes, incluindo diferentes agendas de imunização", explicou Yaling Hu.
Segundo dados do Butantan, a CoronaVac "tem sido utilizada em 45 países" desde o início da pandemia, que já causou mais de 5,2 milhões de mortes em todo o mundo.
Com mais de 7,9 bilhões de doses dos diversos imunizantes aplicadas em todo o mundo, a CoronaVac representa "25% da produção mundial", respondendo por "2 bilhões" de punções.
A fórmula chinesa foi a mais utilizada no início da campanha de vacinação no Brasil, em 17 de janeiro. Seu uso permitiu uma redução drástica tanto no número de infecções quanto no de mortes.
Mesmo assim, o Brasil é um dos países mais atingidos pelo coronavírus, juntamente com os Estados Unidos e a Índia, contabilizando 22,1 milhões de casos e quase 616 mil mortes decorrentes da doença até agora.
Além disso, seis casos da variante Ômicron foram registrados até o momento: três em São Paulo, os primeiros na América Latina, dois no Distrito Federal e o outro no Rio Grande do Sul, estado que faz fronteira com o Uruguai e a Argentina.
CÂNCER GRÁVIDA DESCOBRE CÂNCER AVANÇADO E ANTECIPA PARTO PARA SALVAR BEBÊ E COMEÇAR O TRATAMENTO EM GOIÂNIA
PÁSCOA Ensaio fotográfico de Páscoa leva cor e esperança para crianças em UTI de Goiânia
Afastamento Conheça as novas regras da licença-maternidade após internação
Inclusão Projetos que beneficiam pessoas com Transtorno do Espectro Autista passam na Câmara de Goiânia
Boa Notícia Siamesas de Manaus recebem alta da UTI, em Goiânia
Saúde 7 alimentos que ajudam a dormir melhor (sem pesar na consciência!) Mín. 21° Máx. 28°
Mín. 20° Máx. 30°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsas
Concursos e Emprego Concursos GO 2026: vagas abertas e previstas em Goiás
Bastidores da Política Combustíveis: Petrobras nega defasagem nos preços e reforça sua política de reajustes
Tecnologia e Games Jogos do PS Plus Essential de abril são revelados! Confira a lista completa
'Fui um babaca', diz Arthur sobre querer conhecer amigas de Viih Tube