Terça, 23 de Abril de 2024 10:31
(64) 99229-6034
Anúncio
Polícia Incêndio

Polícia Civil identifica suspeitos de incêndio na Chapada dos Veadeiros

Segundo informações do ICMBio, até esta sexta-feira (24/9), o incêndio queimou cerca de 36 mil hectares de vegetação.

27/09/2021 07h14
Por: Cristiano Souza Fonte: Dia Online
Foto: Polícia Civil
Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil de Goiás (PCGO) instaurou cinco inquéritos policiais para apurar as causas do incêndio na Chapada dos Veadeiros. Três inquéritos já possuem autoria e materialidade definidas.

Segundo informações do Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio), até esta sexta-feira (24/9), o incêndio queimou cerca de 36 mil hectares de vegetação. O parque pega fogo há mais de dez dias, ao menos nove focos de incêndio foram identificados.

De acordo com a Polícia Civil, um dos focos foi identificado em uma fazenda, onde foi realizada uma perícia. O fazendeiro estava desmatando o local e fez “leiras”, juntando restos de vegetais onde foi ateado o fogo que saiu do controle.

O fazendeiro será indiciado por crime contra a incolumidade pública e crime ambiental. Os policiais civis conseguiram flagrar nesta fazenda alguns focos de incêndio nas “leiras”, com as chamas ainda vivas. O fogo se espalhou até uma mata nativa, queimando cerca de 10 mil hectares.

Focos de incêndio na Chapada dos Veadeiros

Outro foco de incêndio, segundo a PCGO, foi causado por um jovem que ateou fogo em um lixão no Distrito de São Jorge. Testemunhas presenciaram a ação e foram ouvidas. O jovem será indiciado por crime contra a incolumidade pública. Neste caso, o incêndio foi controlado.

Já o terceiro caso foi de uma pessoa que estava cortando um material e uma fagulha deu início ao fogo, de forma culposa. Nos outros dois procedimentos, ficou demonstrado que o crime foi doloso.

Segundo a Polícia Civil, equipes foram à Fazenda Cascata, onde constataram que o foco de um incêndio saiu de lá. A informação foi confirmada por dados de satélite, cuja precisão da zona de calor é de 4 a 5 metros. O proprietário da fazenda foi interrogado e alegou que o fogo veio do Cerrado, caindo em contradição com o verificado na perícia.

 
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
São Paulo, SP
Atualizado às 07h09
17°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 28°

17° Sensação
1.54 km/h Vento
81% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/04)

Mín. 19° Máx. 29°

Tempo limpo
Amanhã (25/04)

Mín. 20° Máx. 26°

Chuvas esparsas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio