Quinta, 28 de Março de 2024 14:23
(64) 99229-6034
Anúncio
Agro Agro

Goiás é responsável por 70% da produção nacional de girassol

É o que aponta a edição de julho do boletim Agro em Dados, publicação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Segundo o informativo, Estado deve registrar crescimento de 27,7% no cultivo do grão na atual safra, em comparação com a anterior

22/07/2021 09h22
561
Por: Cristiano Souza Fonte: Portal Goiás
"A diversificação no uso do girassol tem chamado a atenção do agricultor, que já percebeu a viabilidade técnica e econômica dessa atividade agrícola", explica o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça

Boa resistência hídrica, menor incidência de pragas e doenças e capacidade de suportar temperaturas mais elevadas. Essas características do sistema do cultivo de girassol têm estimulado agricultores goianos a investir, cada vez mais, na produção do grão como alternativa de cultura para a segunda safra, principalmente em sucessão à soja.

 

Com a atenção maior à cultura, o Estado passou a liderar o ranking nacional de produção de girassol na safra 2020/2021, com estimativa de 42 mil toneladas, crescimento de 27,7% em relação à safra anterior. Esses números integram a edição de julho do Agro em Dados, informativo mensal elaborado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). 

 

De acordo com o boletim, Goiás é responsável por 70,1% da produção nacional de girassol, com 20 mil hectares na atual safra, aumento de 2,0% em comparação com a área cultivada na safra 2019/2020 e produtividade média de 2,1 toneladas por hectare, crescimento de 25% em relação à safra anterior. Entre os principais produtores goianos estão Piracanjuba, Vianópolis e Caldas Novas. 

 

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, explica que, no Estado, esse grão é bastante utilizado na produção de biodiesel e pela indústria de alimentos para fabricação de óleo e beneficiamento, além de nutrição animal como farelo, silagem e grão. “Essa diversificação no uso do girassol tem chamado a atenção do agricultor, que já percebeu a viabilidade técnica e econômica dessa atividade agrícola. Isso faz com que o cultivo do grão, que também encanta pela beleza de seus campos de girassóis, cresça cada vez mais no Estado”, destaca. 

 

Período de colheita em Goiás
Normalmente, o girassol deve ser plantado até o dia 15 de março e colhido até 30 de junho, conforme definido na Instrução Normativa da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) nº 08/2017. Entretanto, neste ano, o prazo da colheita foi estendido até 25 de julho. A medida atende um pedido de entidades ligadas ao setor, que solicitaram à Agrodefesa a prorrogação da colheita da oleaginosa. Isso porque, segundo informações publicadas no Agro em Dados, nos últimos dois anos, em razão da alta pluviosidade ocorrida no mês de fevereiro, a soja teve que ser colhida mais tarde no Estado, resultando no atraso do plantio do girassol. 

 

Diante da importância e reincidência da solicitação, a Agência, por meio da Gerência de Sanidade Vegetal, estuda as ponderações, junto às entidades de classe e pesquisa científica, para possível alteração do calendário anual. 

 

De acordo com dados da Agrodefesa, não existem herbicidas seletivos para a cultura do girassol registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o quer torna as plantas voluntárias de soja um problema fitossanitário. Isso porque a presença de plantas vivas de soja nas lavouras de girassol mantém o inóculo do fungo Phakopsora pachyrhizi – agente casual da ferrugem asiática – ativo. 

 

A Agrodefesa desenvolve, no Estado, o Programa de Girassol, que atua, por meio de medidas legislativas, com o foco de evitar que as plantas voluntárias de soja, que surgem no meio da cultura do girassol, não sejam problema no vazio sanitário da soja. Entre os objetivos estão redução da presença do fungo causador da ferrugem asiática nas primeiras lavouras de soja semeadas, diminuição da possibilidade de ocorrência da doença no período vegetativo, entre outros.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
São Paulo, SP
Atualizado às 11h08
20°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 21°

20° Sensação
2.57 km/h Vento
91% Umidade do ar
96% (4.85mm) Chance de chuva
Amanhã (29/03)

Mín. 17° Máx. 25°

Chuvas esparsas
Amanhã (30/03)

Mín. 18° Máx. 28°

Tempo nublado
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio