Domingo, 24 de Novembro de 2024 03:48
(64) 99229-6034
Polícia Modernidade

Polícia Civil divulga 1º retrato falado feito de forma virtual em Goiás

Nova ferramenta possibilita que a vítima dê informações sobre as características físicas de criminosos por meio de videoconferência

11/06/2021 07h14
Por: Santa Helena Agora Fonte: G1 Goiás
Divulgação/Polícia Civil
Divulgação/Polícia Civil

O Instituto de Identificação da Polícia Civil de Goiás divulgou, nesta quinta-feira (10), a realização do primeiro retrato falado feito de forma virtual no estado. A nova ferramenta possibilita que a vítima dê informações sobre as características físicas de criminosos por meio de videoconferência.

A vítima que realizou o procedimento é uma mulher de 23 anos que foi estuprada em 24 de maio, em Iporá. De acordo com ela, o criminoso estava em uma moto quando a abordou e cometeu o crime.

"A vítima não conseguiria viajar até Goiânia para fazer o retrato falado. Então, nós entramos em contato com o Instituto de Identificação, que, em seguida, criou o protocolo para a realização do retrato por videoconferência", explicou o delegado Igor Moreira.

Segundo a Polícia Civil, o primeiro passo para realizar o retrato falado é a vítima procurar a delegacia para fazer o Registro de Atendimento Integrado (RAI) do caso. Em seguida, a pessoa pode solicitar ao delegado que peça o procedimento ao Instituto de Identificação. Ao todo, doze artistas forenses atendem o estado.

“O retrato falado não é uma fotografia. Ele não tem a obrigação de ser idêntico à pessoa. O retrato traz algumas informações. Nós fazemos um levantamento para ver o que a vítima mais consegue lembrar do momento de estresse”, explica o artista forense Bruno Costa.

Segundo o profissional, para ajudar a vítima a se lembrar com clareza, é utilizada a técnica de entrevista investigativa. Além do retrato facial, o instituto também trabalha com o retrato corporal, que possibilita trazer mais detalhes para contribuir com a investigação, e com o envelhecimento de pessoas desaparecidas há muito tempo.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.