O prefeito de Cachoeira Alta, Rodrigo Mendonça (PDT), e a prefeita de Caçu, Ana Cláudia Lemos (MDB), aparecem em vídeos aglomerando em uma festa com a dupla sertaneja Gian e Giovani, em Rio Verde, no sudoeste de Goiás. Na imagem, compartilhada na rede social de uma médica, é possível ver que as pessoas estavam consumindo bebidas alcoólicas, desrespeitando o distanciamento social e todos sem máscara.
A festa aconteceu no sábado (5). Em nota à TV Anhanguera, o prefeito de Cachoeira Alta confirmou que estava presente no evento “em um condomínio fechado na casa de dois médicos renomados de Rio Verde”. A nota diz ainda que havia 25 pessoas na residência e que todos tinham feito testes da Covid-19.
O G1 entrou em contato com a médica que estava presente na festa e compartilhou os vídeos em sua rede social pedindo um posicionamento por mensagem, às 17h10 de ontem (6) e aguarda um retorno.
Na cidade dos dois prefeitos que aparecem nas imagens aglomerando, o decreto em vigor proíbe aglomerações e a venda de bebidas alcoólicas aos finais de semana. Apesar de aparecer bebidas nos vídeos, o prefeito Rodrigo Mendonça disse que não fez o consumo de álcool, por estar dirigindo no dia (Veja nota na íntegra ao final do texto).
A reportagem solicitou um posicionamento à prefeita de Caçu e à Prefeitura de Rio Verde por mensagem, às 12h30, mas não obteve retorno até a última atualização.
A assessoria de imprensa da dupla Gian e Giovani informou que os sertanejos fizeram uma live na cidade e que, no dia seguinte, participaram de um almoço na residência do contratante, Edgard Neto. Diferente do posicionamento do prefeito, a dupla disse que participaram do evento cerca de 40 pessoas.
Os sertanejos esclareceram ainda que a cidade de Rio Verde liberou eventos para até 150 pessoas e que todos os envolvidos, tanto na live quanto no almoço, foram testados para a Covid-19 (veja na íntegra ao final).
No entanto, a última nota técnica publicada pelo município, no dia 17 de maio, permite eventos sociais com até 140 pessoas, mas estabelece uma série de regras para evitar a disseminação do coronavírus.
Entre as obrigações, está que o acesso ao evento só será permitido com máscaras, sendo proibida a circulação na área comum sem utilizá-las, sendo possível retirá-las apenas para se alimentar, e obrigatoriamente, em suas mesas.
O empresário Edgard Neto informou, em nota, que realizou, em sua residência, um almoço para familiares, prefeitos e representantes de sindicatos rurais de algumas cidades da região. Disse ainda que este almoço foi organizado para que a dupla Gian e Giovani, que estava hospedada na residência, fizesse contatos comerciais com os representantes das cidades.
O empresário reforçou na nota que havia 40 pessoas no evento e que todos fizeram testes para o coronavírus.
Dados da Covid-19 nas cidades
Conforme dados da Prefeitura de Rio Verde, a cidade onde aconteceu o evento, registrou até este domingo (6), 24.082 casos de coronavírus e 548 mortes pela doença.
A cidade de Cachoeira Alta registrou 1.384 infectados e 19 mortes pela doença desde o início da pandemia, conforme dados da prefeitura deste sábado.
Em Caçu, foram registrados 1.262 casos e 29 vidas perdidas pelo coronavírus, conforme a Secretaria Estadual de Saúde.
O que dizem os citados:
Nota na íntegra do prefeito de Cachoeira Alta
O prefeito municipal de Cachoeira Alta Dr. Rodrigo Mendonça vem por meio desta esclarecer que repugna veementemente todo e qualquer factoide usado pela oposição pra tentar denegrir sua imagem em relação a fatos inverídicos imputados a sua pessoa.
Deixa claro ainda que participou de uma reunião familiar na casa de dois médicos renomados em Rio Verde dentro de um condomínio fechado da cidade onde estavam presentes familiares da família de médicos e os familiares da dupla Gean e Giovani.
O evento contava com um público restrito de 25 pessoas das quais todas sem exceção fizeram teste para Covid-19. Afirma ainda que o fato de na ocasião servirem bebidas com álcool não o condiciona a ter bebido, até pelo fato do seu retorno dirigindo o próprio veículo pra sua cidade natal, o que impediria tal ação.
Fica claro aqui que apesar de a cidade de Rio Verde permitir eventos com até 150 pessoas o almoço em que estava restringiu pessoas sendo a maioria na residência de profissionais médicos, além disso manteve protocolos de ser ao livre e dispensar máscaras apenas aos atos de comida e bebida do almoço. Estamos firmes e seguindo todos os protocolos de combate à Covid-19 seja em que ambiente for e não pactuaríamos com nada diferente do que pregamos.
Nota na íntegra Gian e Giovani
A Marcinho Costa Eventos Musicais, representante exclusiva da dupla Gian & Giovani e a Great Assessoria, empresa responsável pela assessoria de imprensa dos artistas, vem por meio deste esclarecer que, na ultima sexta (4) a dupla esteve presente na cidade de Rio Verde para realização de uma live.
No dia seguinte (05) a dupla participou de um almoço na residência do Sr. Edgard Neto, contratante da live, onde estavam presentes cerca de 40 pessoas (lembrando que na cidade de Rio Verde está liberado eventos para até 150 pessoas). Todos os envolvidos, tanto na live quanto no almoço, foram testados para a Covid 19.
Vale ressaltar que, em todos os compromissos a dupla segue todos os protocolos de segurança ao combate ao Covid 19.
Nota empresário Edgard Neto
A Edgard Neto Produções, empresa pertencente ao empresário Edgard Neto, vem por meio deste esclarecer o encontro ocorrido no dia 05/06/2021, na cidade de Rio Verde/GO.
No ultimo sábado (05/06), o empresário Edgard Neto realizou, em sua residência, um almoço para familiares, prefeitos e representantes de sindicatos rurais de algumas cidades da região. Esse almoço foi organizado para que a dupla Gian & Giovani, que estavam hospedada na residência, fizessem contatos comerciais com os representantes das cidades.
Estavam presentes no almoço cerca de 40 pessoas, lembrando que na cidade de Rio Verde está liberado eventos para até 150 pessoas (conforme norma técnica do decreto de 17/05/2021), os convidados fizeram o teste para Covid 19 no dia anterior (04/06). Os prefeitos e representantes rurais fizeram o teste no dia 05/06, na entrada para o almoço.
Porem, por terem outros compromissos na cidade, os prefeitos e representantes dos sindicatos rurais optaram por não participarem do almoço, portanto, eles fizeram uma reunião com a dupla e deixaram o local.
Com alguns compromissos na cidade, Gian & Giovani seguiram todos os protocolos exigidos pelas autoridades locais no combate ao COVID-19, assim como todos os envolvidos.
Diante dos fatos importante salientar que um dia antes conseguimos arrecadar cerca de 400 cestas básicas que serão doadas a famílias e entidades carentes da cidade de Rio Verde/GO. Inclusive alguns envolvidos doaram, ajudando quem mais precisa nesse momento.
Mín. 18° Máx. 23°
Mín. 16° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 24°
Tempo limpo