Um morador denuncia que a Carreta da Alegria está circulando lotada de pessoas pelas ruas de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital. Um vídeo feito por ele, que preferiu não se identificar, mostra o veículo, que tem dois andares, com muitas pessoas próximas umas das outras e algumas sem máscara.
“Quase todos os dias a carreta furacão, como chamam por aqui, passa lotada de pessoas dançando e os dois andares dela estão cheios de pessoas. Eles passam toda hora aqui perto de casa com o som muito alto. O problema nem é o som, mas, sim, muitas pessoas em cima, ainda mais no momento que a gente vive”, disse o morador.
Ao G1, o proprietário da Carreta da Alegria MegaStar, Glauber Miranda Bispo, disse que tem autorização da prefeitura para funcionar e que está cumprindo as medidas de restrição para evitar o coronavírus, como disponibilização de álcool e uso obrigatório de máscara. Segundo ele, o veículo, que tem capacidade para transportar 200 pessoas, está rodando com apenas 70 passageiros.
“Nós diminuímos a capacidade para 40%. O vídeo está mal filmado, porque foi feito exatamente na praça onde a gente recolhe ingressos e os personagens ficam dançando, então, todo mundo se levantou dos acentos e veio para o lado direito [da carreta] para poder ver os personagens dançarem. Estamos dentro do permitido”, explicou o dono.
O vídeo foi gravado no último domingo (30), no Conjunto Cruzeiro do Sul. Segundo o morador, ele chegou a ligar para a Polícia Militar, mas foi informado de que eles não poderiam atuar, devido ao alvará que a carreta possui para funcionamento.
“Liguei pra polícia me disseram que não tem como fazer a denúncia porque eles têm uma espécie de alvará. Fico triste por não conseguir fazer nada”, contou o morador.
O G1 solicitou um posicionamento para a Polícia Militar, por e-mail enviado às 19h19 desta sexta-feira (4), e aguarda retorno.
Em nota, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Executiva do Gabinete de Segurança Institucional, que coordena a força-tarefa de fiscalização de combate à disseminação da Covid-19, disse que vai averiguar a reclamação do morador sobre a aglomeração na carreta (veja abaixo a íntegra da nota).
Nota da Prefeitura de Aparecida de Goiânia
“A Secretaria Executiva do Gabinete de Segurança Institucional, que coordena a força-tarefa de fiscalização de combate à disseminação da Covid em Aparecida, informa que vai averiguar a reclamação dos moradores sobre a aglomeração na Carreta Furacão. Esclarece que o Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19 de Aparecida liberou, pela portaria 064, de dia 17 de maio, o funcionamento de veículos automotores de recreação infantil, mas seguindo regras rígidas como uso de máscara por todo o público, uso de álcool, desinfecção após cada viagem, 30% da capacidade e medição de temperatura, além de manter o distanciamento dentro do veículo. Mas diante do evidente desrespeito as regras, o Comitê vai reavaliar a autorização para o funcionamento dessa atividade. A secretaria executiva pede que se a população flagrar novamente o descumprimento das regras pode entrar em contato nos canais de denúncia. São eles: 3545-5992 ou 153”.
Mín. 18° Máx. 23°
Mín. 16° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 24°
Tempo limpo