Segunda, 29 de Abril de 2024 14:00
(64) 99229-6034
Anúncio
Agro Preocupação

Comissão de Combate aos Incêndios começa a traçar estratégias para a estiagem

Membros concluíram que produtores rurais já devem iniciarem medidas de preparação para o enfrentamento aos incêndios em culturas agrícolas

01/06/2021 07h17 Atualizada há 3 anos
Por: Santa Helena Agora Fonte: Sindicato Rural de Rio Verde
Sindicato Rural de Rio Verde
Sindicato Rural de Rio Verde

Visando melhorar o trabalho de combate aos incêndios, aconteceu a reunião com membros da Comissão de Combate aos Incêndios na Zona Rural, para elaboração de um plano para o enfrentamento das queimadas na região de Rio Verde. 

O bate-papo aconteceu no Sindicato Rural de Rio Verde (SRRV) e reuniu além do presidente da comissão Vanderlei Secco e do presidente do SRRV Luciano Jayme Guimarães, os produtores rurais Marcos Dews, Silvano Rodrigues, Josué Berté e Cláudio Saboto, representantes das empresas de aviação agrícola Clertan Alves e Janslei Andrade, além do Corpo de Bombeiros por meio do Tenente Dias. 

Durante a reunião falou-se da importância dos produtores rurais iniciarem neste momento medidas de preparação para o enfrentamento aos incêndios em culturas agrícolas, sobre a possibilidade de estudar junto aos produtores rurais estratégias a serem usadas para prevenção e combate junto ao Corpo de Bombeiros, a importância das brigadas aéreas e as ações de disseminação das informações, como por exemplo por meio de cartilhas informativas. 

O presidente da Comissão Vanderlei Secco ressaltou que o trabalho que vem sendo executado tem sido referência para todo o país, mas que é preciso eficiência no combate ao fogo. “Uma das ideias seria dividirmos o município em microrregiões e em cada uma delas organizar pessoas capacitadas para combater o fogo, aeronaves disponíveis e equipamentos acessíveis”. 

O produtor rural Silvano Rodrigues reforçou o quanto é imprescindível a ajuda das brigadas aéreas. “Não temos mais como ficar sem esta ajuda que vem dos ares pois elas são uma ferramenta de auxílio rápido e que entusiasma a turma que está na terra”. 

O Corpo de Bombeiros esteve representado pelo Tenente Dias, coordenador da Operação Cerrado Vivo que explicou aos participantes que ainda é preciso atingir um número maior de produtores para a realização de cursos de combate aos incêndios. “Estamos realizando treinamentos EAD e já planejamos ações como lives, distribuição de cartilhas e a confecção de abafadores”. 

Durante a reunião falou-se ainda sobre a segurança dos pilotos, sobre a criação de um fundo de combate à incêndios e da ajuda de toda a comunidade no combate ao fogo, bem como na disseminação de informações necessárias para se evitar problemas como os que já foram registrados anteriormente. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.