O Indicador de Incerteza da Economia brasileira, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), caiu 9,5 pontos de abril para maio deste ano. Com o resultado, o índice chegou a 119,9 pontos e está apenas 4,8 pontos acima do nível de fevereiro de 2020, último mês antes da chegada das medidas restritivas adotadas para combater a pandemia de covid-19 no país.
Segundo a FGV, o componente mídia, construído a partir da frequência de menções à incerteza na imprensa, caiu 8,4 pontos e chegou a 117 pontos.
Já o componente de Expectativas, baseado nas previsões de analistas econômicos para os próximos 12 meses, recuou 9,8 pontos e atingiu 123,4 pontos.
Os dois componentes estão ainda acima do nível pré-pandemia. “A continuidade das campanhas de imunização associada à ligeira melhora dos números da pandemia no Brasil em maio e à reabertura gradual de diversas economias mundiais parecem ter contribuído para a segunda queda consecutiva do nível de incerteza. Apesar disso, o indicador permanece acima do nível médio de 115 pontos vigente entre 2015 e 2019”, explica a economista da FGV Anna Carolina Gouveia.
AGRONEGÓCIO Plano Safra: crédito para transformar planejamento em produção
RECUPERAÇÃO JUDICIAL GOIÁS TEM 553 EMPRESAS EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL, MAIOR NÚMERO EM DOIS ANOS
CARNE BOVINA BRASIL ENFRENTA NOVAS BARREIRAS COMERCIAIS PARA EXPORTAÇÃO DE CARNE BOVINA
ECONOMIA NA ESTRADA ATÉ O HOMEM-ARANHA JÁ SABE: SICOOB TAG AJUDA A ECONOMIZAR NOS PEDÁGIOS
FOCUS DO BC. MERCADO REDUZ PROJEÇÃO DA SELIC PARA 13,75% EM 2026
ECONOMIA Mercado projeta inflação acima da meta e economia mais fraca para o próximo governo Mín. 18° Máx. 28°
Mín. 18° Máx. 30°
Tempo limpoMín. 20° Máx. 31°
Tempo limpo
Concursos e Emprego Concursos GO 2026: vagas abertas e previstas em Goiás
Bastidores da Política Combustíveis: Petrobras nega defasagem nos preços e reforça sua política de reajustes
Tecnologia e Games Jogos do PS Plus Essential de abril são revelados! Confira a lista completa
'Fui um babaca', diz Arthur sobre querer conhecer amigas de Viih Tube